terça-feira, 14 de outubro de 2014

Minha Criação de Diamantes Mandarins Bico Amarelo

O Diamante Mandarins de Bico Amarelo (BA) é uma variante / mutação um pouco rara e muito pouco vista em exposições cá em Portugal.
Quando pensei começar a criar passarinhos, fui a uma loja e comprei 1 casal de mandarins dos pequeninos. Depois comecei a interessar-me mais pela criação desta espécie e fui lá a mesma loja comprar mais um casal, casal esse que em 4 posturas, em que só 3 delas teve crias, nasceram 13 crias de variadas mutações entre elas  5  BA (3 machos e 2 fêmeas).
Guardados e levados a algumas exposições somente tirei um 1º lugar na exposição do meu clube.
São passarinhos com bom desenho mas o tamanho é muito abaixo do standart, depois de algumas conversas com criadores mais experientes e muitas mais pesquisas, resolvi  começar com eles como se de uns passarinhos selvagens se tratassem (F0) a designação, juntando parceiros com maior porte, na tentativa de aumentar o tamanho mas mantendo na nessas filhos o gene do BA, 
Assim com 2 machos clássicos e 2 fêmeas diluídas, o 5 que era 1 macho diluído morreu entretanto, juntei aos machos 2 fêmeas brancas quase seladas (portadoras de BN) e as fêmeas 1 BN e um Clássico, desses cruzamentos resultaram cerca de 30 mandarins de várias mutações, mas todos eles portadores de BA.
Depois de seleccionados uns quantos, pois nem todos saíram com aumento no porte, lá levei uns dos melhores a exposição de Castelo de Vide e tirou um 1º lugar com 90 pontos e comparando com outros o porte ainda tem de melhorar um pouco mais.
A participação nesta exposição foi muito importante pois é uma se não a mais importante no que diz respeito a aves exóticas no nosso país.
Tive alguns interessados nos meus mandarins expostos e acabei por ceder lá 1 e depois da exposição mais uns, a criadores com muitos km a frente de mim no que diz respeito à criação de mandarins, o que me deixa contente pois parece que afinal estou a fazer um bom trabalho.
Esta epoca 2014/2015 vou fazer 3 coisas com os BA.
  1. Juntei dois casais BA (F0) com um portador BA (F1) num deles o BA e macho e noutro fêmea
  2. Juntei um casal BA/BA
  3. Juntei portador BA/ portador BA
Com isto quero o que?
Saber se eles realmente aumenta por genes ou pela alimentação, factor que também melhorei resultado de muitas conversas, conselhos e pesquisas junto de outros criadores não só de exóticos como também de canários, afinal a alimentação e os cuidados para uns servem para os outros.
Sei que da com a opção 1 vou ter 50% de hipóteses de tirar crias BA já com algum porte.
Na opção 2 vão ser todos BA mas à partida serão crias mais pequenas, a não ser que alimentação contrarie a genética.
na 3ª opção as crias terão já o porte dos pais mas as hipóteses de saírem com BA é de 25%.
Aqui ficam umas fotos de alguns dos casais e iniciais e dos novos
Macho Bico Amarelo F1


Macho BA Diluido (já não existe)

Macho BN que juntei a uma das fêmeas BA

Fêmea BA  
Fêmea BA 

Fêmea BA 


Comparação entre o BA e o normal



Fêmea de muito bom porte branca portadora de BN
Não é bem branca pois tem escuro na sela quase sendo uma selada

2 comentários:

  1. Olá obrigado, muito bem explicado
    estou a começar com mandarins gigantes, já tirei três crias, actualmente a caminho das três semanas , o que gostava de saber , pourque a fêmea já tem mais dois ovos, no ninho o que fazer obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, e desculpe por só ter visto agora, a à resposta já vai tarde.
      É normal começarem outra postura ainda com crias pequenas, tudo normal assim que se aperceber que as crias comem sozinhas separá-las para outra gaiola, se não vão sofrer um pouco com a portada que vão levar dos pais, as espigas de painço, e comida em taças no chão ajudam nessa independência

      Eliminar