domingo, 25 de novembro de 2012

1º Passo para a Criação de Diamantes Mandarins


Antes de tudo 1º faz visitas a varias casas de pássaros, evita os centros comerciais pois foi dos sítios mais caros e onde vi as aves mais mal tratadas, 
Escolhe bem o tamanho da gaiola a que vulgarmente chamam de viveiro, que anda a volta dos 20€ com aquela divisória no meio serve, mas se pensam em criar  tenta logo comprar uma coisa maior e tens muitas opções, em madeira em plástico e a aço galvanizado, tudo isto no sentido de dar boas condições de vida aos pássaros.
Atenção que os Diamantes Mandarins há 2 categorias os chamados de Gigantes ou de exposição que são maiores e também mais caros, mas se depois tiveres interesse em levar algum a um concurso tens mais hipóteses de um bom resultado com um destes.

Diamante Mandarin é apreciado em todo o mundo. Um de seus atrativos é a imensa variedade de desenhos na plumagem, cria o ano todo não convém é fazer mais de 3, adapta-se a qualquer meio, em climas frios ou quentes, em pequenos ou grandes espaços e além disso, não tem nenhuma exigência extraordinária. Enfim, trata-se de um pássaro fácil de se ter, muito indicado para principiantes na criação de aves.

         Um dos prazeres de criá-lo é que através de acasalamentos programados você pode obter Mandarins de centenas de cores das mais diferentes, distribuídas em belos e harmônicos desenhos sobre a plumagem. Existem 8 cores básicas e mais 400 diferentes, chamadas de mutações, que foram obtidas dessas 8 (vide box). Para conseguir pássaros de cores diferentes, você deve sempre cruzar um de cor básica, por exemplo, como o Cinza, com um mutante como o Peito Negro.
Na primeira ninhada vão nascer todos Cinzas, mas portadores do gene Peito Negro. Daí, você pega um desses filhotes portadores desse gene e cruza com outro Peito Negro. Nascerão Cinzas e também uma mescla dos dois, ou seja, Cinzas com Peitos Negros. Para perpetuar essa cor nova, você precisa cruzá-la com Peitos Negros ou portadores do gene Peito Negro e depois, com o tempo, com exemplares da mesma cor. O mais comum é o Cinza ou Zebra (corpo cinza-amarronzado com branco, listras negras na cauda e, só no macho, listras pretas e brancas na garganta, marcações alaranjadas nos lados da face e pintinhas brancas nos flancos); o Canela, Prateado, Ágata (Canela com bordas das penas grandes em branco), Mascarado (bege bem claro), Dorso Pálido (Cinza-claro), o Branco e o Albino (olhos vermelhos). Exemplos de mutações: com tapete e bico amarelo (o original é vermelho), Cinza de Bochechas Negras ( o mais raro); Peito Negro; Peito Laranja; Bochecha Castanha; Pheo (creme claro com ponta das penas em tom mais forte), Creme; Pingüim (capa preta com o corpo branco ou prateada com branco etc) etc.

         As instalações sempre com malha fina. Gaiola de metal, ideal para até 1 casal e seus filhotes - 40cm de altura x 60 de comprimento x 30 de profundidade. Gaiola criadeira de metal para até 30 filhotes com 12 dias até 18 meses, quando começam a acasalar - 35cm altura x 1,40 de comprimento x 60 de profundidade. Viveiro para até 40 casais com armação de ferro, os 4 lados fechados e teto todo coberto com telhas de barro e algumas de vidro, com 2 m de largura x 2 de comprimento e com maior número de ninhos do que de casais para não haver disputa. Poleiros de várias espessuras para exercitar os dedos.

         Higiene: o recomendado aos pássaros em geral. semanalmente lavar gaiola, comedouros e bebedouros com solução de 20 Lt de água para 100 ml de cloro. Os comedouros e bebedouros devem ficar imersos no cloro durante cerca de 4 dias (providencie substitutos). Depois lavá-los com água corrente e deixar secar ao natural. Mensalmente, raspar com uma faquinha os poleiros, lavá-los com sabão e escova e secá-los bem ao sol ou no forno para não ficarem úmidos , evitando o aparecimento de fungos.

         A alimentação consiste em diariamente, 3 partes de painço, 1 de alpiste, verduras (exceto alface), (colocar uma folha entrelaçada na grade); farinhada - para até 12 pássaros, sendo 1 colher (café) de farinhada por pássaro e na época de procriação 1 colher (sobremesa) - 1 ovo cozido, 10 colheres (sopa) de farinha de rosca, 8 a 10 gotas de óleo de fígado de bacalhau.
Suplementação: Manter sempre na gaiola para cada pássaro - 1 colher (sopa) de areia branca (em aviculturas), 1 colher (café) de sais minerais e 1 colher (café) de farinha de ostra.

         A reprodução começa aos 9 meses. Identifica-se facilmente o macho da fêmea no Mandarim Cinza (videm item cores); nas outras variedades é melhor observar - só o macho canta e o vermelho do bico da fêmea é mais pálido. Põe de 4 a 6 ovos que eclodem em cerca de 12 dias. Após cerca de 2 semanas já se alimentam sozinhos e aos 18 dias começam a voar. Os jovens são identificados pelo bico marrom-escuro quase negro. Ninho externo de caixa de madeira ou cestinha de vime de cerca de 14 cm de altura e 12 de diâmetro (colocada inclinada a 50 graus, para não cair os ovos, e amarrada nas grades da gaiola com arame). Material: capins em geral, sendo preferível o Barba de Bode e a Grama Japonesa, algodão e desperdicios de panos.
Colocar no fundo da gaiola para o pássaro pegar.
Saúde: ave rústica, não apresentado nenhuma doença em particular. Em situações adversas e de estresse, costuma arrancar penas do corpo com freqüência, o que faz também na falta de material para fazer o ninho ou em gaiolas superpovoadas.
Vida média: aproximadamente 8 anos.

11 comentários:

  1. porque os meus mandarins nao reproduzem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º será que são mesmo de diferentes sexos?
      se forem deixa a natureza fazer o seu trabalho
      Eles criam normalmente à partir dos 6 meses, tens de ter comida e papa e aquelas pedrinhas (grit) a disposição, umas palhinhas ou caruma dos pinheiros para fazerem ninho, o ninho pode ser fechado ou aberto como o dos canários, mete os 2 que eles escolhem 1, assim que os vires a construir o ninho é meio caminho

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, tenho uma dúvida, é normal o mandarin macho bater na fêmea? obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser tanto isso como o contrário.
      Nos exóticos são as fêmeas que escolhem o par, o macho faz o ninho para a conquistar o facto de dar "porrada" pode ter a ver com ela não estar receptiva para acasalar, se fosse ao contrário era bem pior

      Eliminar
  4. Boa tarde,tenho um casal de mandarins, o problema que esta acontecendo de eles não darem comida ao filhote, e estão jogando ele pra fora do ninho, o que posso fazer pra resolver isso? obrigado

    ResponderEliminar
  5. O casal pode ser novo e não ter experiência suficiente, se for o macho a fazer isso é que esta com muito cio e quer despachar esses para galar de novo, nesse caso convêm deixar a fêmea a tratar deles sozinha, põe o macho noutra gaiola.
    Se essa situação continuar o melhor é separar o casal mesmo ou trocar casais.

    ResponderEliminar
  6. boa tarde pode colocar mandarim colorido com uma branca

    ResponderEliminar
  7. Os mandarins podem fazer ninho em outubro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei de que zona do globo es?
      Que outubro no hemisferio norte e diferente do sul mas à partida e normal so param no pico do verão

      Eliminar